Confesso que essa quinta temporada para mim está sendo decepcionante se comparada a terceira e quarta. Poucos episódios são verdadeiramente importantes, ficou a impressão de que o desenho ficou tão grande para continuar como um desenho pra crianças que, eles próprio não sabem como lidar. Dai vem “The Vault” para mostrar que algumas das coisas faladas na internet é ouvida e que, respostas simples podem ser respondidas ao longo dos episódios. Espero imensamente que essa quinta temporada acabe logo e que assim, a sexta traga de volta personagens importantes como Susana Forte, Lich e etc (senti muita saudade da Susana nessa temporada). Que Princesa Caroço volte a ser mais participativa nos episódios (essa temporada foi a que menos ela apareceu), e que o as questões mais bobas sejam esquecidas. Enfim vamos ao que interessa… os episódios.
PS: os títulos terão o seu nome na versão Brasileira, os que não tem título ainda em português deixarei em inglês mesmo.
EPISÓDIO 105 – FINN O HUMANO
Com certeza esse episódio foi um dos mais aguardados por todos devido ao gancho deixado no episódio final da quarta temporada, onde era mostrado uma pontinha do FarmWorld. Tenho quase absoluta certeza que a partir desse episódio começaram a surgir todo tipo de teorias (e creepy pastas) a respeito de Hora de Aventura.
No início do episódio é visto o Lich indo ao salão de Prismo, o todo-poderoso habitante do quarto do tempo encontrado no centro do multiverso. Prismo então revela que Billy está morto, e que o Lich apenas possuía o corpo sem vida do herói. Após isso o Lich desaparecer mostrando que seu pedido foi concedido e que toda a vida foi extinta. Assim o Lich desaparece já que nunca existiu nenhuma forma de vida para cria-lo. É importante levar em conta que, tudo que Prismo fala durante o episódio é de uma relevância vital ao episódio.
Bem, como Finn deseja a Prismo que o Lich nunca tenha existido esse acontecimento cria uma tangente no espaço e tempo criando assim uma nova realidade, conhecida como Farmworld. Tangente essa criada devido a ação de Simon Petrikov de deter a bomba antes da mesma tocar no chão. Essa realidade não é um universo paralelo, outra dimensão ou algo do tipo. Ela é a mesma terra só que em tangente diferente onde o lich e tudo que veio decorrente de sua aparição não existem.
Nesse episódio é mostrado a mãe de Finn, e confesso que fui até os confins das profundezas da produção do episódio para tentar desvendar quem seria ela. A dubladora nunca fez voz nenhuma para outro personagem ao longo do desenho, e com isso minha dúvida continua. Embora eu continue achando que essa seja Jujuba. A pessoa adulta que sempre está ao lado de Finn e usa rosa (na linha normal da serie) é Jujuba. E por incrível e mais absurda que possa parecer essa teoria, Jujuba é a mãe de todos no reino Doce logo… a figura materna de Jujuba poderia continuar sendo representada como a Mãe de Finn.
A atriz empresta sua voz para a mãe de Finn é Ming Na Wen, conhecida por seu papel (fracassado, para alguns) como Chun-li na primeira versão de Street Fighter para os cinemas, e atualmente no seriado Agents of Shield como Agente Melinda May.
Correu uma imagem muito interessante na internet e que acabei encontrando no perfil de uma amiga no facebook que, faz até um sentido. Na imagem Lemongrab + Finn = Finn Mertens. Essa imagem faz um sentido a esse episódio pois Jujuba tem duas crias conhecidas ao longo de toda a serie (pelo menos que conhecemos como foram feitos), Lemongrab e Goliat ambos sucessores do trono do reino doce. Então Finn Mertens talvez seja uma fusão de Lemongrab com o próprio Finn, já que o filho de Jujuba não poderia sumir nessa realidade, talvez por isso Finn Mertens seja tão histérico. Se essa minha teoria estiver correta então o bebê rosado é Goliath.
Bartram é a comprovação no episódio de que nessa nova time-line não existem iriscórnios. O que significa que a vinda dos Iriscórnios a terra esteja ligada indiretamente (ou diretamente) com a existência do Lich. O que abro aqui mais uma questão, será que o Lich via a sua existência como uma maldição, assim ocasionando a vontade de que tudo deveria não existir até mesmo ele? Será que ele não odiava com toda a sua essência a forma dada a ele, a ponto de deseja a sua própria morte? Se isso estiver correto, quem jogou a maldição no Lich?
Ao longo do episódio nos é apresentado a Gangue do Destino confirmando mais uma vez que nenhum habitante dessa nova terra de OOO sofreu alguma mutação. Todos na realidade Farmwold são personagens já apresentados ao longo dos episódios , por exemplo a gangue Destino é com certeza a Gangue dos Cães (episódio – Você me Fez/ Quarta temporada). Segue abaixo alguns personagens com sua versão não -mutante.
Marceline aparece no episódio com uma aparência idosa por ser apenas uma meio-demônio (como a a mesma fala durante o episódio), e que revela que passou muito tempo velando o esqueleto de Simon e cuidando para que ninguém roubasse a coroa. Como ela não saiu nunca daquele buraco e a bomba nunca explodiu, logo nunca se transformou em vampiro. Isso então confirma que a transformação de Marceline em vampiro esta ligada as toxinas liberadas pela bomba (que não explodiu nessa linha de tempo).
Marceline então conta a história de Simon Petrivok, revelando que a mil anos antes salvou o planeta da aniquilação causada por uma bomba que banharia a terra com um terror mutagênico a congelando a poucos metros do chão. Esse fato nos revela que essa bomba teria sido o estopim para uma terrível guerra que faria com que outras bombas explodissem causando uma serie de outras explosões atômicas (a guerra dos cogumelos, talvez?). Preso sob o peso da enorme bomba, Simon morre. A coroa aflita pela morte de seu mestre solta um feitiço congelando a terra por 400 anos.
A cena em que o planeta está sendo congelado mostra um cometa ou asteroide muito próximo a ele. Talvez o gelo tenha produzido alguma proteção que impediu desse asteroide de colidir com a terra, talvez por ocorrer alguma especie de alteração gravitacional fazendo-o desviar de seu curso. Provavelmente este asteroide seja o causador da enorme cratera na terra. Esse asteroide já foi mencionado aqui em outras matérias, no episódio “Eu me lembro de você” é visto esse asteroide em um recorte de Jornal entre as coisas que o Rei Gelado guarda na sala do passado.
A casa onde mora Grande D é muito semelhante a mansão mostrada no episódio “Sustos”. Ao final do episódio Finn coloca a coroa de Simon Petrikov e assim acaba o episódio.
Referencia cultural: A frota de aviões que Simon Petrikov viu voando no céu eram Boeing B-29 Superfortress . Ele era considerado avançado para os outros bombardeiros da época. Foram usados durante a Segunda Guerra Mundial e na Guerra da Coreia pela Força Aérea dos Estados Unidos da América. Foi também o avião que levou as bombas atômicas para o ataque às cidades de Hiroshima e Nagasaki.
A bomba que foi visto no episódio se assemelha à vida real bomba “Fat Man”. A bomba Fat Man é uma bomba atômica que destruiu Nagasaki EUA e matou mais de 100 mil japoneses.
A cena em que Finn vai vender Bartram na cidade e acaba encontrando a coroa foi provavelmente uma influência a “João e o pé de feijão” quando a mãe de João diz a ele para levar a sua vaca ao mercado para vendê-la. Além disso, tanto Mertens e João acabam encontrando com algo mágico que mudaria suas vidas para sempre.
EPISÓDIO 106 – JAKE O CÃO
Ao contrário do Rei Gelado, Finn
Mertens recebe os poderes da coroa instantaneamente ao coloca-la. No
entanto, isso é devido a Finn Mertens aceitar de espontânea vontade os
poderes da coroa enquanto Simon tentou resistir. Finn então usa os
poderes de gelo apagando o fogo em sua casa e prende por tabela a gangue
do destino. Fora de controle Finn lança congelados no chão que
começam a afetar a grande bomba a partindo ao meio, deixando assim
Marceline e Jake expostos a ela.
Ao momento da explosão Finn protege Bartram
com uma espécie de esquife de gelo, essa forma talvez tenha sido a
mesma forma usada por Simon Petrikov para sobreviver a explosão da grande bomba.
No salão de Prismo, Jake pergunta por Finn e
o mesmo revela que ele foi transferido a realidade de seu pedido.
Prismo ainda revela que um pedido as vezes bem intencionado pode acabar
uma loucura (mal) e ainda revela que Jake tem direito a um desejo
também. Já Finn se deixa controlar pela coroa e em um pequeno momento
de lucidez (dado pelo choro de seu irmãozinho ), Finn decide proteger
seus pais os afastando ao máximo daquele ponto. Vale deixar uma
observação, o mesmo momento de lucidez é tido por Simon Petrikov no
episódio “Marcy e Simon” quando o mesmo canta a música tema do seriado “Cheers” para assim conseguir tirar a coroa.
No momento em que Finn desejou que o Lich
não tivesse existido esse desejo acaba de trazendo consequências
desastrosas assim como no conto de W.W. Jacobs “A pata de Macaco”. Onde
um segundo desejo acaba sendo pedido para tentar corrigir um primeiro
desejo mas, quando o desejo é concedido vem de forma pior do que o
anterior. Isso é demonstrado com o desejo de Finn que pede para que o
Lich não exista mas, com a explosão da bomba causada pelo mesmo, esse
desejo acabou sendo anulado.
Ao ir em direção ao latidos de Jake, Finn
acaba chegando a um grande lamaçal tóxico (talvez esse termo se aplique a
esse cenário) encontrando o seu fiel amigo mas, no momento que o tira
do lago o esqueleto de Marceline surge dizendo que Finn foi avisado. Com
um rangido de Jake, Finn percebe que seu amigo morde ferozmente seu
braço robótico. A coisa mais medonha e pavorosa acontece então, Jake se
transforma em uma versão alterna do Lich (com direito a uma referência a
transformação do Hulk).
A mistura verde em que Jake é a mesma usada
no episódio “Folia Mortal”. Em “Folia Mortal,” o Lich foi misturar uma
poção verde do mal para assim destruir o mundo e dominar o universo.
Nesse momento se corta a batalha e Jake se
dá conta do enorme perigo que se encontra Finn. Jake quer ajudar Finn
mas não sabe como exatamente, Prismo então explica sobre escolher as
palavras exatas no momento de pedir o desejo fazendo até uma menção ao
conto de W.W. Jacobs , “A pata de Macaco”. Embora com uma força de
Prismo, Jake acaba pedindo que o desejo do Lich fosse para que ele
(Jake) e Finn voltassem para casa.
Referencia cultural: Prismo
faz uma menção a “pata do macaco”, um conto escrito por WW Jacobs, onde
um casal encontra uma mão de macaco mágico que concede três desejos,
mas nunca como o esperado ou desejado, geralmente com consequências
muito ruins e irônicas. Na história, o casal White deseja dinheiro , mas
logo o recebe da companhia de seguros por consequência de um acidente
que matou seu filho. Depois do funeral, a mãe entre lágrimas deseja que
seu filho volte a vida. Eles ouvem uma batida na porta, mas o pai sabe
que a pata não trará seu filho da forma como esperavam: depois de ser
grotescamente mutilado pelo acidente e enterrado durante 10 dias. Antes
de sua esposa conseguir abrir a porta, ele deseja que seu filho
permaneça morto. A mulher abre a porta nada encontra. A moral da
história é que a mão demonstrava que a tentativa de mudar o destino
natural das coisas só traria tristeza.
A cena da transformação de Jake seguida de um acidente radioativo é uma referencia ao Incrível Hulk da Marvel.
EPISÓDIO 107 – MAIS CINCO HISTORINHAS
Essa é a segunda aparição de Cuber, sendo a primeiro na quarta temporada em “Cinco Historinhas”.
O livro que Jake confunde com o livro de
feitiços é na verdade um livro de contos infantis (Little Jack Horner –
dos contos da mamãe ganso). Nos passos dado pelos livros de feitiçaria
(só que não), Finn e Jake tem que enfiar o dedo em uma torta e assim
dizer as palavras mágicas “que garoto bom eu sou!”. Em uma das ocasiões,
eles encontram Lady Íris com sua gravidez bastante avançada (linda por
sinal).
Mas a frente, um sapo que está colocando
pequenos sapinhos por buracos em suas costas é visto. Finn e Jake
decidem colocar o polegar em cada buraquinho. Um fato interessante que
acabei encontrando foi que o esse nojento sapo existe e se chama Sapo
Suriname ou Sapo Chola.
Quando Marceline vai a loja de instrumentos
musicais pode-se perceber que ela está usando nenhum chapéu,
guarda-chuvas que a proteja do sol, isso se dá devido o céu estar
nublado. Interessante que no vídeo promocional da quinta temporada
estava fazendo sol acima das nuvens, coisa que foi retirada no episódio
em si.
No conto seguinte vemos Dona Tromba
horrorizada com a visão da estátua de Cranky Cookye fazendo um gesto
obsceno a ela. O que na realidade não passa de Shelby lendo um livro em
cima da mão da estátua.
Ao ir fazer a queixa na policia, existem algumas imagens na parede atrás dos guarda-banana muito interessante.
A primeira imagem é de Marceline usando algumas peças de roupa de pirata (tapa-olho e bandana)
A segunda é a silhueta de Lemongrab
E a terceira, na primeira impressão ao meu
ver, não passa de um trem em seus momentos finais antes de virar sucata.
Já algumas teorias (que acabei encontrando em fóruns estrangeiros),
afirmam que isso seria um OVNI pousando na terra. Se essa versão for
verdadeira, talvez essa imagem mostre o momento da grande guerra entre
os cães, Iriscornios e Alienígenas. Fato que foi citado várias vezes na
primeira e segunda temporada.
Postei sobre esse fato em algumas páginas de
Hora de Aventura e obtive a mesma resposta ” Os Íriscornios vieram
nele”. Então sai cavando em alguns lugares e descobri uma coisa sobre os
Íriscornio. Eles vieram de uma outra dimensão durante as Guerra
íriscornio-Cão (ou guerras) . Em “Os pais dela”, Jake explica que foi
um conflito no território na Dimensão de cristal, que durou milhares de
anos. Baseado no desenho de Jake e a foto de Bob Íriscornio junto ao cão
que salvou sua vida, parece que os discos voadores eram uma parte da
guerra também mas, não lutavam a favor de nenhuma das partes . Assim se
deduz que os discos voadores não eram dos Íriscornios.
Ao final do episódio, Cuber diz que ninguém mais tem 5 dedos a mais de zibilhões de anos. Isso por duas razões possíveis:
- Isso é provavelmente uma piada com o fato
de todo personagem cartoon ter apenas 4 dedos (coisa alias feita apenas
para simplificar ganhando tempo na hora de animar).
- É possível que todos tenham apenas quatro dedos após os eventos de Hora de Aventura, tempo este em que Cuber vive.
Referencia cultural: O conto “Little Jack Horner” existe de verdade e faz parte de um livro de rimas para bebês da Mamãe Ganso.
Quando BMO faz “buracos” sobre os controles para Finn e Jake colocar os polegares, é uma referência a um antigo anúncio da SEGA.
A cena em que Marceline viaja no dedo do
Gigante de pedra é muito similar a introdução do desenho Superjail!
(desenho que passa no Adult Swim). Adam Muto disse que embora as
similaridades, a cena era uma sequência que ele sempre quis fazer e dai
compartilhou um storyboard de um episódio que não foi ao ar (espero que
“ainda” seja a palavra a ser usada no final da frase).
Quem quiser o link do storybard, ai está. (http://pt.scribd.com/doc/9982500/The-Helmet-of-Thorogon-123108)
Nenhum comentário:
Postar um comentário