domingo, 22 de dezembro de 2013

Papai noel ? que nada, criança que se comporta mal recebe a visita de Krampuz

Lenda européia diz que quando a criança não se comporta bem durante o ano, não ganha presentes, mas sim a visita de um ser horrendo chamado Krampus.

Você provavelmente nunca ouviu falar dele. Eu nunca tinha. Quem falou que existia um ser chamado Krampus foi a minha esposa Ana. Ela disse para eu procurar e fazer uma matéria para o blog, e como ela manda no negócio, fiz isso rapidinho, e o resultado esta abaixo.

A lenda é originária da região dos alpes europeus, sendo forte na Áustria, Alemanha, Hungria e Croácia e tem centenas de anos.

Vamos voltar centenas de anos no tempo. Não existia a figura do Papai Noel, mas sim de São Nicolau, e o seu dia era comemorado dia 06 de dezembro. Neste dia, as crianças que foram boazinhas durante o ano ganhavam presentes. Só que a história começa um dia antes, no dia 05 de dezembro. Neste dia quem saia nas ruas era um ser horrendo chamado Krampus, que ia atrás das crianças que não se comportaram bem. Ele as pegava, colocava em um cesto e as levava embora para serem castigadas! Imagina as crianças daquela época, deviam ficar aterrorizadas!

Krampus é apenas um dos nomes do companheiro maldoso de São Nicolau. Seu nome muda de região para região, país para país. Krampus é como um nome genérico. Outros nomes são: Schabmänner, Rauhen, Hans Trapp, Bellsnichol, Klaubauf, Pelzebock ou Pelznickel no sul da Alemanha e Schmutzli na Suiça.

Ilustração de 1896 mostra Krampus e São Nicolau visitando uma casa na cidade de Viena
Características do Krampus

Krampus carregando menina
que foi má durante o ano
Não iam criar um ser bonito para punir as crianças más, então usaram bem a imaginação e seus traços mais marcantes são:

- uma língua extremamente grande (huahuaha tá tocando Forever do Kiss neste momento!)
- corpo alto, coberto de pelos negros ou marrons
- um belo par de chifres
- um longo rabo
- pernas de bode
- carrega correntes
- tem na mão um freixo de galhos de madeira com o qual ameaça as crianças que se comportam mal ou que não sabem suas lições.
- Tem um cesto em suas costas para levar as crianças que não se comportaram bem.

Imagina que coisa linda...

Cartões e Festivais

Krampusnacht (Noite do Krampus) é um festival realizado atualmente em alguns locais da Europa no dia 05 de dezembro. Rapazes (a maioria bem bêbado) se vestem com peles de carneiro, uma máscara feita de madeira com chifres e seguram correntes. Alguns simplesmente desfilam junto com São Nicolau. Outros reproduziam o que todos sabiam que Krampus fazia:  andavam sem objetivo nas ruas, alarmando as crianças, colocando medo naquelas que haviam se comportado mal e arrastavam pesadas correntes de ferro.

São Nicolau rodeado de Krampus
São Nicolau redoado de Krampus na Krampuslaufen
Dá uma olhada nesta fantasia de Krampus! Assusta até gente grande, não só crianças huahuaha
Homem fantasiado de Krampus no Krampusnacht
Outro costume derivado do lenda do Krampus e a troca de cartões de Natal. Nas fugiras destes cartões era comum ter a imagem de São Nicolau e Krampus juntos, e na parte interna haviam mensagem engraçadas, com as frases: "Gruss vom Krampus” [Saudações de Krampus] ou “Brav Sein!” [Comporte-se!].

Veja a frase no cartão Gruss vom Krampus
Outro cartão com a frase "Gruss vom Krampus"
Eu estava pensado aqui: Será que o famoso "homem do saco" que as mães falam que vem buscar crianças malcriadas pode ter relação com o Krampus????
Porque quase ninguém conhece o Krampus?

Krampus & São Nicolau
Primeiro, porque é uma lenda dos alpes europeus. Assim como na Europa não conhecem nossas lendas, como o Saci, Boto, etc... nós também não conhecemos muito das lendas europeias e o mais importante foi quando São Nicolau virou Papai Noel.

No século 19, São Nicolau passou a ser conhecido como Papai Noel nas Américas, mudando seu traje para o que conhecemos hoje, roupas vermelhas e barba branca. Só que o Krampus não veio com ele, coube ao próprio Papai Noel fazer o papel de ser bom e mal. As crianças boas ganham presentes do bom velhinho, e as más ganhavam um saco de carvão (juro que nunca ouvi falar esta história, mas a Ana disse que quando era criança sabia que as crianças más ganhavam um saco de carvão!).

Hoje, grupos estão lutando para introduzir a figura do Krampus nas festas natalinas, para ele assumir a punição para as crianças más, e o Papai Noel ficar sendo exclusivamente bonzinho :)

Uma forma é fazer ele aparecer em filmes, revistas e seriados. Teve um episódio de "Supernatural" que os irmãos encaram o Krampus :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário